A Patrus Transportes Urgentes é uma empresa com 40 anos de trabalho e sucesso na área de distribuição rodoviária de carga fracionada ou completa. Atua como elo entre a indústria e o varejo, e nos últimos anos começou a realizar também a ligação entre a indústria e o consumidor final, no papel de parceira de empresas que realizam venda direta, como a Natura, Mary Kay, Jequití e Dafiti.
Sua sede fica em Minas Gerais, na cidade de Contagem, mas possui 74 filiais distribuídas em nove estados do país, com presença nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
No ramo de atuação da Patrus, para atender aos clientes com eficiência é imprescindível trabalhar com agilidade e segurança. E isso não se restringe apenas à tarefa de transportar. Essas características precisam estar presentes também em todo o sistema de TI da empresa, para que os serviços prestados possam ser geridos e monitorados adequadamente. Para que a logística da empresa funcione é necessária uma tecnologia impecável que garanta, por exemplo, a emissão de notas fiscais em 24 horas.
Atuando em toda a extensão do país, o grande desafio da Patrus é manter uma área de TI centralizada e ao mesmo tempo acessível e segura para todos os usuários do Brasil. Todos os serviços de TI da empresa são gerados e controlados a partir da sede em Contagem, mas precisam estar disponíveis nas filiais e para eventuais acessos domiciliares.
Ao contrário do que muitas empresas fazem, a Patrus optou por não utilizar redes fechadas, que costumam ser mais caras e geram a dependência de um único fornecedor. Para atender às suas necessidades em TI, foi elaborada uma estrutura capaz de fazer a interligação com as filiais e os usuários através da própria internet. O projeto, utilizando plataforma Cisco, é anterior à inauguração da Harbor, mas foi desenvolvido justamente pelos seus sócios, Sandra Ramos e André Mulato, que seguem com a manutenção e atualização de todo o ambiente.
Com a estrutura presente na Patrus é possível escolher o melhor fornecedor de acordo com a região e a circunstância, e interliga-lo à rede WAN da empresa. As configurações, atualizações e suporte desse ambiente de segurança WAN da Patrus fica a cargo da Harbor IT, que segue as regras estabelecidas pelo cliente e viabiliza todos os processos.
Atualizações recentes e a adoção de armazenamento de aplicações em cloud tornaram o desafio ainda maior, pois o funcionamento das permissões de acesso via cloud precisam ser diferentes daquelas feitas on presence. No entanto, com essas adaptações no sistema, o ambiente da Patrus está ainda mais acessível e ágil, sem perder em segurança, quesito essencial.
Depoimento de Manuel Landeiro – Gerente de TI da Patrus Transportes Urgentes
“A parceria com a Harbor IT começou logo que a empresa foi fundada. Há quatro anos ela assumiu o controle do nosso sistema, com grande sucesso. A Harbor nos deu segurança para crescer. A Sandra já conhecia muito bem o nosso ambiente e o André possui um conhecimento tecnológico fantástico. Com esse projeto desenvolvido e gerido pela Harbor atingimos o nosso objetivo máximo: crescer, aumentando a disponibilidade e mantendo a segurança para evitar qualquer acesso não autorizado. Dentro do mesmo ambiente, a Patrus já conseguiu dobrar de tamanho em operações.
A ideia do projeto a ser implementado foi desenvolvida pela própria Patrus, mas a solução para viabilizá-lo ficou a cargo da Harbor. Procuramos várias empresas no mercado, mas a Harbor foi uma das poucas que conseguiu atender, desde o início, 100% dos nossos requisitos. Além de dar andamento ao trabalho que já vinha sendo feito, com a Harbor IT melhoramos de muitas formas: começamos a utilizar armazenamento via cloud e implementamos o Office 365, por exemplo.
O nosso sistema foi apresentando novas demandas que foram prontamente atendidas pela Harbor It, sem fugir do escopo inicial do nosso projeto. E isso foi fundamental para que não ficássemos parados no tempo, com um desenho de sistema obsoleto. Com a ajuda da Harbor estamos sempre inovando e evoluindo.
Para mim os grandes valores da Harbor e todo o seu time estão em sua disponibilidade, flexibilidade e vontade de atender bem. Eles se colocam no lugar do cliente e buscam soluções efetivas que se encaixem na realidade e nas regras da empresa. Além da indiscutível competência técnica, pois entendem muito bem do que fazem.”