Inovação é uma forma de agregar valor aos produtos ou serviços de uma empresa, possibilitando que ela acesse novos mercados, aumente suas receitas, realize novas parcerias ou adquira novos conhecimentos. Ao inovar uma organização se diferencia dos concorrentes, o que é essencial para que ela se destaque e se sustente em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado.
Porém, a dinâmica da inovação exige disciplina, empenho, pesquisa e análise. E tudo isso demanda tempo. É aí que os serviços gerenciados de TI adquirem papel relevante para um negócio.
O gerenciamento e monitoramento dos ativos de TI permitem que as empresas façam suas entregas com mais eficiência e agilidade. A automação dos processos, junto com uma atuação proativa, possibilita um maior planejamento para a área de tecnologia da informação e minimiza o trabalho emergencial. Um exemplo simples capaz de demonstrar esses ganhos na prática é o do Disco Rígido, um equipamento que não costuma falhar sem aviso prévio, notificando constantemente ao sistema que algo não vai bem. Não ter acesso a essa informação ou ignorá-la coloca a sua empresa em situação de risco, podendo gerar problemas nas horas mais inesperadas e inoportunas.
Além disso, esse tipo de comportamento dentro de uma organização ainda libera líderes e equipes de TI para que se dediquem a novas ideias e melhorias nos processos, ao invés de executarem tarefas operacionais, repetitivas e entediantes. Quer vantagem maior do que profissionais qualificados trabalhando mais diretamente em atividades que agreguem valor a sua marca e sua empresa?
Saber trabalhar com TI é pensá-la de forma estratégica
A capacidade de estabelecer condições para a implementação prática de uma ideia é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, certo? Tendo isso em mente, é fácil enxergar que as soluções em tecnologia da informação, suas formas de gerenciamento e monitoramento têm forte papel estratégico para uma empresa, não sendo apenas de caráter operacional, como muitos pensam.
Um bom gerenciamento de TI é necessário para que as empresas consigam aproveitar de forma significativa a tecnologia como uma aliada para seus negócios. A incapacidade de gerenciar de forma eficiente seus sistemas, faz com que a TI, ao invés de facilitar as ações e processos, se comporte como uma barreira ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
O mercado já exige um modelo de gerenciamento mais eficaz, que salve tempo e esforços. É preciso acessar informações de qualidade, dados e redes com velocidade e precisão para que o dinheiro investido em TI tenha retorno efetivo para a empresa. Sendo assim, é preciso garantir a disponibilidade dos sistemas, o que é feito exatamente através dos serviços gerenciados. O gerenciamento de hardwares, softwares e redes permite administrar falhas e incidentes, assegurar o funcionamento do sistema e minimizar o impacto causado por ocasionais picos de tráfego de dados.
Outra grande vantagem dos serviços gerenciados é a possibilidade de estabelecer indicadores de infraestrutura de rede e servidores, e mensurar o desempenho do seu sistema. O austríaco Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia que sem medir algo é impossível entender seu processo e sem entende-lo você não é capaz de aperfeiçoá-lo. Não raramente, a coleta de dados e monitoramentos de um ambiente de TI revela problemas de configurações, arquitetura e/ou topologia. Essas falhas podem interferir diretamente no funcionamento das redes de dados e voz ou ainda expor todo o sistema a riscos desnecessários de segurança. Analisando minuciosamente as informações geradas através do monitoramento é possível propor melhorias significativas com baixo, ou até nenhum, investimento.
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