A preparação para Jogos Olímpicos exige muito esforço, dedicação e técnica não só dos atletas, mas de todas as equipes envolvidas em sua realização. Produzir um evento deste porte exige a implementação de uma boa infraestrutura, em vários âmbitos.
No que diz respeito à parte de tecnologia da informação, os Jogos Olímpicos apresentam muitos desafios, mas também grandes oportunidades de inovação. Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão, ao que tudo indica, os mais conectados da história. Espera-se por cerca de 5 bilhões de expectadores de alto nível de interatividade - sobretudo por meio de dispositivos móveis e redes sociais, 18 bilhões de pages views – isso apenas nos sites oficiais do evento, 170 mil horas de conteúdo audiovisual disponibilizados nesses sites e 130 milhões de horas de vídeos assistidos via smartphones ou tablets.
Para atender à expectativa desse público e permitir tamanha conectividade, foram implementados na região do Porto Maravilha, na capital carioca, diversos serviços digitais com soluções inteligentes que serão de grande valia para visitantes e cidadãos.
Uma das soluções que serão vistas durante os Jogos olímpicos no Rio de Janeiro são os postos avançados de atendimento, o “Rio City Info”, que conecta turistas e cariocas a uma central de atendimento especializado da Riotur. Possibilitando a comunicação por voz, vídeo e dados, esses postos são capazes de reproduzir a experiência de um atendimento presencial. As pessoas podem interagir e trocar informações com agentes da empresa municipal de turismo como se estivessem frente a eles. Para tornar a experiência e o serviço ainda mais completos, os postos contam ainda com câmera para documentos, tablete acoplado e impressora controlados pelo agente.
Outra solução interessante é a ferramenta de análise de presença (analytics) que faz parte da rede Wi-Fi do Porto Maravilha. Através dela, é possível obter informações sobre o fluxo e a concentração de pessoas, além de dados demográficos dos usuários, por exemplo. A análise de tendências dos frequentadores dessa região, podem tornar mais fácil a sua gestão e a tomada de decisões que afetam essa área e sua população. São serviços pensados e implementados pelas oportunidades criadas pelas Olimpíadas, mas que bem utilizados e geridos, podem se tornar um verdadeiro legado para o Rio de Janeiro.
Essas iniciativas, que transformam o Porto Maravilha em exemplo mundial de bairro digitalizado, serve ainda para nos mostrar a infinidade de possibilidades e utilizações que as soluções em Tecnologia da Informação nos fornecem hoje.
Todas as soluções que estão sendo utilizadas nas Olimpíadas Rio 2016 podem ser implementadas em empresas trazendo enormes benefícios.
Soluções wireless proporcionam mobilidade e facilidades como economia de tempo e redução de problemas com conexão da rede local das empresas. A conectividade passa a ser constante, em reuniões ou longe das mesas de trabalho, as informações ficam disponíveis on-line, para acesso de qualquer local. Com a possibilidade de maior escalabilidade é possível atender diferentes níveis de demanda e as mudanças organizacionais e de infraestrutura tornam-se mais rápidas, fáceis e seguras. Além de toda a facilidade e eficiência, tais soluções geram ainda redução dos custos de fornecimento de acesso à rede.
As soluções de contact center utilizadas nos postos avançados de atendimento podem ser usadas em empresas para atendimento desde help desk interno e externo até atendimento a usuários finais, como SAC. São soluções escalonáveis, de fácil utilização, com relatórios de acompanhamento em tempo real e que podem começar com apenas 5 atendentes.
A Harbor It oferece os melhores recursos tecnológicos necessários para a interação e comunicação entre as pessoas, nos mais diversos ambientes, se adaptando às demandas e realidades de cada situação e cliente. Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.