Muito antes de se tornar necessidade, empresa de TI já atuava com o modelo de trabalho remoto: a começar pelos seus próprios colaboradores.
Harbor IT tem atuado ajudando seus clientes nas principais áreas demandadas em todas as soluções tecnológicas nas empresas, que incluem Colaboração e Segurança.
Diante do novo cenário de pandemia global que estamos vivendo, muitas empresas e negócios precisaram se reinventar: é um fato. Ainda há diversas incertezas com relação ao futuro de muitas áreas, mas certamente a tecnologia não é uma delas. Sem seus recursos, superar essa crise não seria uma possibilidade.
Muitas das empresas que trabalhavam provendo soluções nesta área de TI sabiam disso e inclusive vendiam soluções neste sentido, mas poucas funcionavam efetivamente em estrutura remota, que é o caso da Harbor IT. Bem antes de saber que haveria a necessidade de uma quarentena e/ou isolamento social, o modelo de trabalho remoto já era praticado entre os 12 colaboradores da Harbor, que atuam espalhados em escritórios dentro de suas casas, localizadas entre Campinas, Jundiaí, Salto, Itu e Indaiatuba, cidades do interior de São Paulo.
Uma das sócias da empresa, Sandra Ramos entende que a junção de qualidade de vida e produtividade seria uma necessidade do mundo e não uma opção. “Desde o princípio entendíamos que nossas soluções e ferramentas, especialmente porque nossos principais serviços estão na área de Comunicação/ Colaboração e Segurança e Proteção de Dados, teriam que ser antes usadas por nós mesmos. Nossas equipes, por isso, atuam em suas casas – e a maior parte das reuniões com nossos clientes, por exemplo, já acontecia de forma remota”, diz Sandra.
Atualmente a Harbor, cujos sócios já possuem décadas de experiência nesse segmento, consegue atender todo o território nacional e tem sido bastante demandada pelas empresas justamente nas áreas de Colaboração e Segurança. “Desde o começo dessa crise temos atendido mais clientes com a necessidade de suporte, além dessas duas áreas, de melhoria de infraestrutura, por exemplo, geralmente relacionada ao aumento da capacidade de processamento das suas redes (Wan) externas de segurança”, explica Sandra.
Com tantas reuniões e conferências virtuais é necessário o suporte de uma empresa com expertise em TI, já que a maior parte das empresas tem em seus dados e informações justamente o grande valor do seu produto ou serviço. Sandra alerta que esse é o tipo de investimento que nenhuma empresa pode deixar de fazer nesse momento. “Também não recomendamos que seja algo feito por qualquer pessoa ou de qualquer jeito. Os dados de uma empresa não podem ser, de forma alguma, colocados em risco.”, completa.