Sua empresa vive apagando incêndios, trabalhando de forma reativa e sem tempo para inovar? Você gasta muito tempo ocupado com tarefas operacionais importantes como: backup, antivírus, patchs de segurança e certificados digitais? Você precisa de medições ou indicadores de infraestrutura de redes e servidores e sofre com pressão por respostas rápidas e mais assertivas aos incidentes do cotidiano de TI?
Para ganhar tempo e diminuir a dependência de especialistas de TI, a solução para seu negócio é automatizar atividades rotineiras e repetitivas.
Por isso, a solução mais eficiente é implementar um monitoramento no ambiente e construir métricas de performance e desempenho da infraestrutura. Afinal de contas, como diria Peter Drucker: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” 💡
Essas medidas vão proporcionar um aumento na eficiência e qualidade dos serviços prestados pela equipe de TI. Elas servirão para validar decisões tomadas, direcionar atividades para o atingimento de metas, justificar direcionamentos necessários e intervir com mudanças ou ações corretivas.
Todas essas medidas fazem parte de uma estrutura também conhecida como NOC (do inglês Network Operations Center), que realiza o monitoramento de rede onde centraliza a gerência, detectando e prevenindo problemas de maneira proativa, como falhas, lentidões, consumo de recursos ou, até mesmo, ataques em tempo real.
Por isso mesmo ela se torna uma solução muito eficiente e, por ser uma estrutura focada no gerenciamento da rede e TI, ela permite diagnosticar problemas e oferecer respostas rápidas, para que não haja problemas de desempenho na sua organização, priorizando a produtividade.
O NOC traz muitos benefícios, tais como:
- Monitoramento ativo da rede: sendo o diagnóstico proativo, o que permite uma série de medidas e melhorias.
- Visibilidade: saiba quais os recursos que estão sendo mais consumidos, instabilidades, variantes e o que compõe toda a sua TI.
- Resposta a problemas: disco do servidor cheio ou gargalo no desempenho da rede? Saiba, de maneira pontual ou ampla, qual recurso precisa de atenção para o pleno funcionamento do seu ambiente de TI.
- Planejamento e próximos passos: com visibilidade e relatórios de desempenho, você tem em mãos os dados para planejar as próximas melhorias e direcionar investimentos.
O planejamento leva em conta a análise do ambiente e a definição de quais ferramentas podem extrair ao máximo os dados presentes em uma ou mais soluções que estão implementadas no ambiente.
Entender a diferença entre ferramentas é parte fundamental do Centro de Operações de Rede, além de agregar dados e integrar tecnologias para um relatório consolidado que faça sentido para a equipe que cuida da TI da organização, seja ela interna ou externa.
Para saber mais sobre essa solução e entender como o NOC pode beneficiar seus negócios basta entrar em contato com a equipe de especialistas da Harbor utilizando os contatos abaixo:
🖥 www.harborit.com.br
📧 contato@harborit.com.br
☎ +55 (19) 2042-1312
A segurança do seu ambiente digital é uma prioridade para nós aqui na Harbor.