As empresas brasileiras estão buscando se adaptar ao cenário atual imposto com a pandemia do Coronavírus permitindo, por exemplo, que a maior parte dos seus funcionários trabalhem de casa, garantindo sua proteção e de sua família.
Quando bem executadas, as políticas de trabalho à distância ou a instalação do chamado “escritório em casa” podem trazer muitos benefícios, incluindo a diminuição dos custos de infraestrutura e maior ganho de produtividade, para citar alguns.
Para a implementação deste modelo de trabalho, entretanto, as empresas e seus departamentos de TI devem estar cientes das mudanças que suas organizações terão que fazer para apoiar os funcionários remotos de forma eficaz. Além de uma necessidade, esse ajuste também pode ser visto como uma oportunidade, já que antecipa uma forma de trabalho que já vinha sido bastante praticada, mesmo antes da pandemia, como forma de garantir maior bem-estar e qualidade de vida das pessoas dentro de uma organização.
A Harbor IT, como a maior parte das empresas de tecnologia, já tinha esse modelo como prática – então para os seus colaboradores nada mudou, efetivamente.
Dentre os benefícios do home office destacam-se:
- Custos reduzidos de infraestrutura: redução de gastos com infraestrutura do espaço e tudo o que isso engloba (espaço físico, instalações, manutenção, equipamentos, móveis e outros custos da rotina diária como eletricidade e água, por exemplo);
- Aumento da produção e eficiência de trabalho: os profissionais que trabalham em casa (ou trabalham de forma remota) evitam o deslocamento físico diário para o trabalho, economizando tempo e permitindo mais flexibilidade. O trabalho se torna mais independente e ganha mais autonomia, sem a necessidade de alguém “fiscalizando” o andamento. Isso gera uma cultura de liderança, confiança e auto responsabilidade;
- Aumento de conectividade – para que a prática realmente funcione, a conectividade tem que ser permanente e instantânea, com apoio da infraestrutura de TI da empresa. As pessoas precisam estar conectadas o tempo todo aos seus times, pares, colaboradores, fornecedores e clientes. Para manter a eficiência, as conexões com a infraestrutura de TI a partir dos escritórios em casa devem ser tão boas quanto a conexão de dentro do ambiente corporativo. No mínimo isso vai exigir uma solução de VPN robusta e fácil de usar, além de uma conexão confiável de alta velocidade para a Internet;
- HelpDesk – apoiar os funcionários remotos é muito parecido com apoiá-los na própria empresa – só que mais difícil. Manter a produtividade dos usuários finais significa conseguir fornecer suporte de TI, não importa onde estejam. Ao investir em uma ferramenta de suporte remoto para uma força de trabalho distribuída, insista nas seguintes características:
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a) Proteção das conexões remotas nos computadores localizados fora do firewall, sem a necessidade de uma conexão VPN caso o serviço seja interrompido
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b) Integração com uma solução ITSM para garantir um suporte mais rápido e registro de sessão diretamente para os tíquetes de TI
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c) Conexões dos dispositivos móveis para aqueles momentos em que a equipe de TI está longe do escritório ou em uma ligação durante a noite ou nos fins de semana
- Ferramentas incorporadas de resolução de problemas, como gerenciamento AD e administração remota, que complementam o controle remoto básico
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Integridade da sua infraestrutura de TI – O monitoramento da rede, dos servidores e dos aplicativos é uma parte vital de qualquer política bem sucedida de trabalho remoto. O acesso tem que ser rápido a recursos importantes, como compartilhamentos de arquivos e aplicativos de linha de negócios. Sem isso, o monitoramento do desempenho da rede, do servidor e dos aplicativos impedirá a identificação de potenciais problemas antes que surjam, abrindo precedente para a existência de problemas de desempenho muito mais difíceis de solucionar. Procure uma solução integrada que lhe ofereça visibilidade, dos aplicativos às máquinas virtuais, passando pelos dispositivos de armazenamento aos segmentos de rede;
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Comunicação - o trabalho em home office é um trabalho solitário e, para manter a proximidade mesmo com o time, parceiros e clientes distantes, os colaboradores precisam permanecer conectados, com a melhor qualidade possível, para exercer suas funções. A colaboração permite conectar diversas pessoas, em qualquer lugar ou momento, a partir de vários dispositivos. Através da perfeita integração entre voz e vídeo, você facilita a comunicação entre todos. Ter o ramal do seu trabalho no seu smartphone, por exemplo, é uma das várias possibilidades que podem agilizar e melhorar o relacionamento com os públicos da sua empresa. Além disso, com as soluções de colaboração, é possível manter relações próximas e intimistas com a clientela, mesmo que à distância, e com maior alcance.
Melhores práticas para os colaboradores:
- Identifique um espaço no qual possa realizar suas atividades sem distrações;
- Faça uma lista de tarefas, organizando sua rotina em blocos concentrados de trabalho;
- Mantenha o local onde estiver trabalhando sempre organizado;
- Lembre-se de que fora do ambiente de trabalho você deve tomar cuidado ao tratar de assuntos sigilosos da empresa. Por isso, proteja seus equipamentos de trabalho e adote cuidados preventivos para que não sejam danificados/furtados;
- Procure cumprir suas tarefas ao longo da jornada contratual de trabalho, inclusive com pausa para almoçar, por exemplo. Caso seja imprescindível a prorrogação dessa jornada, solicite autorização ao gestor de sua área;
- Faça anotações da jornada na forma usual, atentando-se aos itens da lista de tarefas. Mantenha o foco para que a produtividade também se mantenha;
- Utilize a câmera dos dispositivos nas reuniões e conferências sempre que possível, para criar uma sensação de maior proximidade entre as pessoas – no entanto, fique atento ao que está sendo exibido, adotando os devidos cuidados para que nada íntimo seja exposto desnecessariamente.
Se precisar de ajuda com qualquer solução ou ferramenta de comunicação por áudio e vídeo, conte com a expertise da Harbor. Para o trabalho remoto funcionar, é imprescindível que sua empresa conte um parceiro de TI de confiança, e a Harbor carrega isso em seu DNA e sua marca – somos, literalmente, seu porto seguro em soluções de tecnologia para proteger seus dados e a segurança dos seus negócios, de perto ou de longe.
Mais informações e conteúdos estão em nosso site: www.harborit.com.br