Em resposta a um mercado dinâmico e competitivo, novas metodologias e tecnologias vêm sendo constantemente desenvolvidas. É o caso dos Gêmeos Digitais, fruto da chamada 4ª revolução industrial, que se emoldura a partir da internet.
Os Gêmeos Digitais são cópias virtuais idênticas de processos, equipamentos ou produtos. São criados a partir da digitalização de suas versões reais e estão inerentemente ligadas à Internet das Coisas. Isso porque são os sensores e sistemas relacionados a ela que permitem um levantamento de dados e informações de forma ampla e profunda. E é essa gama de dados que permite o desenvolvimento do irmão digital de um objeto.
A partir dos Gêmeos Digitais é possível, então, realizar análises, simulações e propor melhorias, que se traduzem em diferenciais competitivos. Podem englobar desde o aumento de máquinas para gerar ganhos em produtividade à unificação de processos, envolvendo riscos e custos muito menores do que se as simulações fossem em ambientes reais. Softwares complexos são capazes de identificar padrões e oferecer previsões do que pode ocorrer no futuro.
Confira abaixo algumas das vantagens que as simulações virtuais feitas a partir dos Gêmeos Digitais podem acarretar para a indústria.
- Redução de Custos
O aprimoramento dos processos fabris antes mesmo deles serem implementados diminui os custos de eventuais adequações. Evita-se a produção de peças desnecessárias ou aquisição de equipamentos inadequados. Além disso, diminui os erros da fase de planejamento e a chance de serem necessários retrabalhos. A redução de custos se dá, então, tanto diretamente, quanto indiretamente, ao liberar mão de obra qualificada para dedicação a outros projetos.
Segundo Marcelo Prim, gerente executivo de inovação e tecnologia do Senai, um ajuste na etapa de planejamento do projeto chega a custar de 100 a 1.000 vezes menos do que custaria se as alterações fossem feitas após a sua implementação.
- Melhoria na qualidade dos produtos e redução no tempo de produção
Parar a produção do chão de fábrica para realizar testes tem um alto custo, o que pode inviabilizar essa realização pelas indústrias, sobretudo as de pequeno e médio porte. Os Gêmeos Digitais permitem a substituição desse modelo tradicional, em que os componentes de um produto só são testados depois de produzidos, pela simulação digital de testes antes mesmo da fabricação de qualquer peça. Prim revela que é possível fazer até 800 simulações em um único dia. O processo fabril ou protótipo do produto passa a ser definido só depois de analisado esse cenário e determinada a opção mais eficiente.
Com essas novas tecnologias, é possível determinar em apenas algumas horas, ou até minutos, a quantidade de matéria-prima necessária para a produção de uma tonelada de certa peça, por exemplo. Temos, então, a redução do tempo de desenvolvimento e produção de um novo produto, que permite lançá-lo no mercado com mais rapidez e assertividade.
- Redução do Desperdício
A demanda em uma fábrica pode ser influenciada por diversas variáveis. Por isso, às vezes, pode ser difícil adequar a produção a essa demanda de forma precisa. Porém, é isso que garante uma produção otimizada e evita o desperdício.
De modo geral, as indústrias trabalham a partir de resultados que obtiveram anteriormente, ao invés de se planejar com base no futuro. Mas os Gêmeos Digitais estão aí para ajudar a mudar esse cenário. Utilizando a massa de dados coletados, o sistema consegue recomendar de maneira rápida e eficiente a melhor forma de produzir um produto a mais que o outro ou de lidar com a queda no fornecimento de uma matéria prima específica.
As possibilidades de aplicação dos gêmeos digitais são extensas. E a equipe da Harbor está a postos para ajudar a transformar seu negócio em uma indústria 4.0.