O crescimento urbano e industrial gera também um aumento da necessidade de utilização de fontes energéticas. No entanto, é sabido que a oferta de combustíveis fósseis, que são fontes de energia não renováveis e a base do sistema energético brasileiro, vem diminuindo. Nesse contexto, o uso de energias limpas se torna cada vez mais importante. Não só pela preservação ambiental, por utilizar meios naturais, reaproveitáveis e com grande oferta, mas também pelo fator econômico. A implementação de energias renováveis pode gerar um aumento da competitividade das empresas e do país, uma vez que seus recursos são mais baratos e abundantes
A Omega Energia é uma companhia dedicada a geração de energia elétrica, com foco em energias reutilizáveis, que permitem um crescimento sustentável. Fundada em 2008, trabalha sob rigorosos padrões éticos, operacionais, econômicos e de sustentabilidade, não abrindo mão da excelência na execução de seus serviços.Possui empreendimentos no Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro, atuando hoje com uma capacidade instalada de 476,2 MV de energia.
Com um complexo de 8 usinas construídas, uma em construção e nova aquisição de usina solar, a Omega precisa de uma interligação impecável dos seus centros de produção de energia com seu escritório administrativo em São Paulo e com os órgãos reguladores do setor. Para gerar conexão e automação eficientes, um amplo projeto foi elaborado pela Harbor IT, juntamente com o CFOs - Chief Financial Officer, diretores e gerentes da empresa. Tudo foi pensado e desenvolvido em conjunto e com grande proximidade com os responsáveis internos da Omega Energia, para que as reais necessidades da empresa fossem efetivamente atendidas.
O grande desafio desse projeto foi a falta de estrutura nos locais de implementação, que, de modo geral, ficam distantes dos centros urbanos. Além de ser difícil encontrar links e provedores adequados nessas regiões, a logística de transporte de equipamentos e disponibilização de profissionais nos locais também apresentavam grande complexidade. Fatos esses superados graças ao comprometimento, disponibilidade e know how de todos os envolvidos.
A Harbor IT realizou um planejamento das ações, a partir de um levantamento das redes já existentes e elaboração do script de equipamentos. Em consonância com as demandas e expectativas do cliente, foram implementadas redes LAN, WAN e de segurança da Cisco das 8 usinas que estão em produção e as mesmas tecnologias serão utilizadas nas novas unidades. Para garantir a interação necessária, utilizamos switches na conexão da rede de coletores e um firewall ASA que atua no redirecionamento do tráfego de informações entre o link de satélite e uma VPN de backup. Após instalação e configuração de todos os equipamentos, inclusive do VPN site-to-site com os devidos órgãos reguladores, foram feitos incontáveis testes para garantir a eficiência de todo o sistema.
Como resultado, a Omega Energia alcançou um aumento de produtividade e eficiência, melhoria dos processos internos graças a sua digitalização e otimização dos custos, com redução de gastos.