Dentro da reestruturação do cotidiano, gerada pela realidade imposta pelo coronavírus, duas questões despontam como as mais relevantes e impactantes para o mundo dos negócios: o trabalho remoto e a transformação digital. Ambas as tendências já se encontravam em avanço, porém o contexto atual acelerou, de forma inimaginável, a sua implementação. Mesmo superada a pandemia, é ingênuo pensar que o mundo corporativo será como antes. As mudanças de agora certamente vão interferir na configuração e organização das empresas. E tanto o modelo de trabalho remoto, quanto a transformação digital devem estar fortemente presentes do “novo normal”.
TRABALHO REMOTO
Com a pandemia, a mudança mais imediata e evidente que podemos observar no mundo corporativo é em relação ao trabalho remoto implementado de forma massiva. Algumas empresas já adotavam o conceito de teletrabalho em alguma medida (para determinadas funções ou em algum dia da semana). No entanto, um grande número de organizações via essa relação de trabalho com muito receio.
Nas atuais circunstâncias, foi preciso mudar a perspectiva. Para muitos setores e organizações, o trabalho remoto passou a ser a única forma de trabalho possível. Para os negócios que já tinham um ambiente virtual preparado, mesmo que para poucas pessoas, a adaptação, no que se refere aos recursos tecnológicos, foi mais fácil. Nesses casos, bastou aumentar o volume de conexões simultâneas (de usuários e capacidade) e acrescentar licenças de uso das ferramentas. Já para as empresas em que o trabalho remoto não era uma realidade, foi preciso criar um ambiente digital habilitado ao teletrabalho, muitas vezes partindo de uma infraestrutura rígida, sem ao menos uma VPN (Rede Privada Virtual) segura para conexões remotas.
Para as organizações menos preparadas, a dificuldade maior talvez nem esteja nas adaptações tecnológicas, mas sim na mudança de uma cultura organizacional. Para que o trabalho remoto funcione, são necessários líderes que consigam abdicar do controle próximo dos seus subordinados e colaboradores com altos doses de disciplina e autossuficiência.
De toda forma, mesmo nos casos em que a adaptação da cultura será o grande desafio, as soluções tecnológicas implementadas terão enorme influência no sucesso desse novo modelo de trabalho que ganha, agora, ainda mais força. Independente do cenário, gestores de tecnologia e as organizações poderão contar com uma ampla gama de ferramentas e soluções colaborativas e seguras. Boa parte delas, baseada em nuvem.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
A pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento que ela impôs funcionaram como um gatilho para a aceleração da transformação digital. Empresas e instituições foram forçadas a migrar seus processos para o ambiente digital, com mais rapidez. Muitos acreditavam que ela era interessante e acessível apenas para grandes empresas ou ramos ligados à tecnologia e inovação. Porém, os acontecimentos dos últimos meses provam que não. No cenário atual, a transformação digital passou a ser essencial para garantir não só competitividade, mas também a própria continuidade dos negócios.
Até os negócios mais tradicionais se viram obrigados a se render à tecnologia. Um bom exemplo são restaurantes e lanchonetes, que fizeram parceria com aplicativos de entregas para seguir funcionando. E em muitas questões, a resistência que existia em relação a essa transformação teve que ser dissipada e processos foram acelerados, como no caso da regulamentação de teleconsultas.
A transformação digital é um processo no qual as empresas passam a fazer uso da tecnologia para aumentar seu desempenho e melhorar seus resultados. No entanto, não basta começar a fazer marketing em redes sociais, é necessário enxergar a tecnologia como peça chave no negócio. O essencial é tratar o assunto como algo estratégico dentro da estrutura organizacional, utilizando as ferramentas em sua máxima potencialidade. Na verdadeira transformação digital, a mudança precisa ser mais profunda, combinando a tecnologia com a cultura da organização.
É provável que nunca se tenha visto tanta inovação e migração digital em tão curto tempo como nos últimos meses. A realidade atual, inclusive e sobretudo, a adoção do trabalho remoto de maneira ampla, não deixou dúvidas de que a tecnologia será central neste “novo normal” que ainda se desenha.
Esta é a segunda das quatro partes do conteúdo exclusivo produzido pela Harbor IT sobre as tendências de uso da tecnologia no pós pandemia.
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