Os processos de transformação digital no mundo dos negócios vem revelando inúmeros desafios, sobretudo, para aquelas empresas com unidades em numerosas localidades. Os dados abaixo, levantados sobre esse cenário, evidenciam algumas questões, dentre elas a complexidade de gerenciamento de uma conectividade ampla, difusa e ainda assim eficiente e segura.
- 50% das aplicações estão migrando do Data Center tradicional para as nuvens, tanto privadas, quanto as públicas e híbridas.
- 90% dos dados e do seu processamento está acontecendo nas pontas, como prevê o conceito de edge computing ?? . São as chamadas localidades remotas, que se multiplicam com a adoção da Internet das Coisas.
- 69% das empresas que já começaram processos de transformação digital perceberam grandes desafios no que diz respeito a complexidade de gerenciamento de ambientes multi-cloud.
Os desafios percebidos se dividem, basicamente, em três pontos:
- O alto custo dos links implementados em localidades remotas, uma vez que, de modo geral, precisam ser links dedicados e exigem equipes especializadas.
- A já citada complexidade de gerenciamento de infraestruturas presentes em diversos locais, ao mesmo tempo.
- A necessidade de diferentes soluções para diferentes funções em cada uma das localidades, pela falta de plataformas únicas que entreguem todos os serviços necessários, ligados à segurança, roteamento e otimização de links, por exemplo.
A solução SD_WAN vem como uma resposta a essas demandas. Um dos seus principais diferenciais é que permite o uso simultâneo de dois ou mais links, conjugando link dedicado, como o MPLS, com links alternativos como banda-larga, 3G e 4G. Isso representa uma otimização da abordagem, já que é possível utilizar os links dedicados para sistemas mais críticos e aqueles alternativos para os menos críticos, sem prejudicar a segurança de toda a informação que precisa ser transmitida. Trata-se de um tecnologia avançada para a criação de redes privadas, capaz de agregar links de IPs de maneira inteligente.
Dentre os benefícios da adoção do SD-WAN se destacam os seguintes:
- Simplificação: por concentrar em uma só solução várias demandas, torna mais simples e rápida a configuração da infraestrutura e das redes em todas as localidades.
- Agilidade: por utilizar diversos links simultaneamente, acelera a transmissão de dados e processamentos. Ao usar serviços de IP de várias tecnologias e adotar políticas de rede com gerenciamento centrlizado, acelera também a implantação de redes WAN.
- Melhora da performance: diminui o tempo de resposta e aperfeiçoa a qualidade das aplicações. Isso porque direciona, automaticamente, o tráfego para nuves específicas, expande a largura da banda e ainda inclui firewall na saída de internet local.
- Melhor custo-benefício: tem custos melhores quando comparado aos custos e desempenho de um link MPLS e um link dedicado de internet, por exemplo, uma vez que concentra várias funções e permite a utilização de links diferentes de acordo com as demandas.
- Maior controle: facilita a visibilidade e controle da rede e fornece informações básicas de qualidade e desempenho dos links, permitindo prever problemas ou solucioná-los rapidamente quando, eventualmente, surgirem.
- Melhora no desempenho de apps: já que direciona a transmissão de dados com base em políticas de aplicação, uso inteligente de links com monitoramento dinâmico de desempenho e de falhas na alocação de banda.
A previsão do mercado é que 90% dos equipamentos de hardware sejam substituídos até 2020, para que possam atender à evolução de TI e a sua crescente importância estratégica dentro das empresas. Essas atualizações visam evitar que a TI se torne um gargalo, expandindo as fronteiras impostas por um data center e potencializando os resultados de um negócio.
Para implementar novos projetos e acompanhar os rumos da transformação digital é preciso se inteirar dessas novas possibilidades tão benéficas. Quer saber mais sobre o SD_WAN? Então entre em contato com a Harbor IT.