Como alterações na infraestrutura de TI podem beneficiar profundamente a sua empresa
O que é transformação digital?
Transformação digital é um fenômeno que abrange profundas e positivas mudanças em organizações, através da aplicação de tecnologias digitais. E a primeira mudança que a transformação digital exige é a do papel da tecnologia na empresa. Ela deve passar a ocupar lugar estrutural e de grande importância estratégica. A implementação de tecnologias de forma eficiente é capaz de otimizar o desempenho das empresas, aumentar o seu alcance e proporcionar melhores experiências para os clientes. Assim, permitem que as organizações aproveitem plenamente as oportunidades criadas pela própria era digital e obtenham melhores resultados.
O termo transformação digital pode soar como um conceito para o futuro, uma ideia para se colocar em prática adiante. Porém, a realidade é outra. Os avanços tecnológicos constantes e cada dia mais velozes já impactam de forma relevante o modo de vida da sociedade.
O alto volume de informações, por exemplo, pode deixar as pessoas com dificuldades de se concentrar. A facilidade de acessar dados e compará-los, por outro lado, tende a tornar os clientes mais exigentes.
Por sua vez, as mudanças na sociedade afetam, direta e indiretamente, o modo de se consumir e fazer negócio. Ao mesmo tempo em que surgem novas soluções para problemas antigos, questões antes impensáveis começam a exigir atenção. É nesse cenário que se dedicar aos processos de transformação digital figura como essencial para manter uma organização viva e competitiva. Para que a transformação digital aconteça em todo seu potencial, é preciso estar atento às oportunidades que a combinação do desenvolvimento tecnológico com o seu impacto acelerado na sociedade cria. Identificando-as e atuando de forma estratégica e priorizada, com as mudanças que deseja em mente, a performance da sua empresa pode chegar a níveis de excelência antes desconsiderados. As possibilidades são ilimitadas.
Transformação digital na prática
O que interessa à transformação digital é a otimização da experiência do cliente de ponta a ponta do processo, a flexibilidade operacional e a viabilidade de inovações. Também a impulsionam a busca de novas fontes de receita e mudanças nos modelos comerciais.
As inovações tecnológicas ligadas à transformação digital são amplas. Vão desde nuvem, Big data e softwares analíticos, à Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT). Todas elas sempre aplicadas de forma a melhorar as performances dos funcionários, dos sistemas e da organização. Um bom exemplo dessa aplicação é o projeto que a Harbor desenvolveu para a Omega Energia Renovável. A empresa tem sua estrutura concentrada em campinas e São Paulo, mas possui usinas em todo o país. Para agilizar processos e garantir maior precisão, implantamos uma solução, com instalação de suite e firewall, que permite a conversão dos dados de todas as unidades para um único local e viabiliza uma comunicação direta com os órgãos fiscalizadores de consumo de energia.
Isso gera uma cobrança com mais exatidão e garante menos perdas. Esse é uma boa amostra de como as tecnologias permitem maior agilidade e assertividade na troca de informações. O que, por sua vez, assegura melhores receitas. Soluções de colaboração e compartilhamento, com a utilização de comunicação por vídeo, por exemplo, geram maior integração da equipe e maior alcance do cliente. O que fica claro é que a transformação digital sempre age em prol de uma melhoria de performance relevante para a continuidade e competitividade das empresas.
É interessante pensar ainda que o desenvolvimento das tecnologias e as realidades digitais emergentes são, ao mesmo tempo: facilitadores do processo de transformação digital, causa das necessidades dessa transformação (uma vez que afetam o comportamento do consumidor e remodelam indústrias e modelos de negócio) e aceleradoras das próprias inovações e transformações. Com isso, pode-se ter uma noção de que a transformação digital é absolutamente holística e contínua.
De certa maneira, estamos vendo uma tendência de deslocamento do foco nas bordas (os clientes) para uma atenção voltada às capacidades centrais da empresa. No entanto, essa impressão não se confirma, se pensarmos que os esforços para que as atividades centrais sejam realizadas mais rápido e melhor são feitos sempre para atingir e atuar nas bordas. O papel primordial da transformação digital, então, é o de conectar os pontos.